PROGRAMA PAULISTA TOTAL

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Memorial da Resistência apresenta nova organização e abre mostra
End.: Largo. General Osório, 66, Luz, região central, São Paulo, SP. Grátis. Classificação etária: 12 anos.
As informações estão atualizadas até 28/01/2009. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Foi implantado no último sábado (24), o projeto museológico do Memorial da Resistência, instalado na Estação Pinacoteca, na região central de São Paulo, em um edifício que foi ocupado, de 1940 a 1983, pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP).

Divulgação

"Círculo Fechado: Os Japoneses Sob o Olhar Vigilante do Deops/SP"

O museu, que foi inaugurado em 2002, era denominado Memorial da Liberdade. Em agosto de 2007, já integrado à Estação Pinacoteca, ganhou um projeto de reestruturação, que começou em maio de 2008, com a alteração do nome do Memorial da Liberdade para Memorial da Resistência.
Após as mudanças, a programação do espaço foi dividida em quatro eixos temáticos. O Edifício e suas Memórias apresenta os diferentes usos do prédio construído para abrigar escritórios da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. Já Controle, Repressão e Resistência: o Tempo Político e a Memória exibe um painel com as estratégias de controle, repressão e resistência, desenvolvidas em uma linha do tempo.
A Construção da Memória: o Cotidiano nas Celas do Deops/SP conta com um conjunto de celas que abordam a história do espaço, o processo de implantação do Memorial da Resistência e homenageiam os presos, desaparecidos e mortos em decorrência de ações do Deops/SP. Por fim, Da Carceragem ao Centro de Referência oferece consulta a bancos de dados, objetos e documentos provenientes de dossiês e prontuários produzidos no departamento.
Exposição
Para abrir o programa de exposições do local, entrou em cartaz a mostra "Círculo Fechado: Os Japoneses Sob o Olhar Vigilante do Deops/SP".
A mostra apresenta uma seleção de documentos do arquivo do Deops/SP, evidenciando a perseguição empreendida pela Polícia Política paulista contra a comunidade japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.
A exposição tem por objetivo demonstrar que a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil pode também ser conhecida sob o viés da história da repressão e da resistência.

Classificação: 12 anos
Memorial da Resistência
Lgo. Gen. Osório, 66 - Luz - Centro. Telefone: 3337-0185.
Terça a domingo: 10h às 17h30.
Não tem área para fumantes. Não aceita cheques. Não aceita reservas. Não tem ar condicionado. Grátis. Não tem local para comer.


Governo afirma que arquivos da ditadura estarão disponíveis pela internet
Redação Portal IMPRENSA

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirmou, na última quinta-feira (22), que os arquivos da ditadura conseguidos pelo Governo Federal estarão disponíveis na internet em fevereiro de 2009. A declaração foi concedida em um debate sobre Leis de Anistia do Brasil e América Latina, promovido pela 6ª Bienal de Cultura da União dos Estudantes (UNE), em Salvador (BA). A informação é da Agência Estado.Na ocasião, Vannuchi ressaltou que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, publicará um edital para convocar a apresentação dos documentos, com garantia de sigilos às pessoas que enviarem. O governo ainda prevê punições aos que ocultarem informações sobre o período. "Será dado um prazo para a apresentação e quem se negar e for descoberto estará cometendo irregularidade", disse Vannuchi.De acordo com as informações do governista, o acesso aos dados da ditadura ficará restrito, por meio de cadastro e senha, a historiadores, pesquisadores e jornalistas, para que a ação não cause danos à intimidade dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário