PROGRAMA PAULISTA TOTAL

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DE SANTANA! 229 ANOS

COMISSÃO DE FESTEJOS INICIA PREPARAÇÃO
     Reunião coordenada pelo subprefeito Sergio Teixeira Alves

A comunidade de Santana inicia mobilização para comemorar o aniversário do bairro. No próximo dia 26/7, o principal bairro da Zona Norte completará 229 anos.


Com a coordenação da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, o evento deverá contemplar: corrida pelas ruas do bairro, shows com Capital Inicial e NX Zero, missa na Paróquia de Sant’Anna, possivelmente presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, espetáculo de dança, oficinas de hip hop, jantar comemorativo e comemoração cívica.

Estas realizações deverão ocorrer entre os dias 10 e 29/07/2011.

Entidades apoiadoras: ACSP-Distrital Norte, Clube Esperia, Sesc-Santana, OAB-Santana, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, PAMA, Parque da Juventude, Conseg-Água Fria, Clube Escola Jd. São Paulo, Associação Mirante Jd. São Paulo, jornais SPNorte, Tribuna Paulista e Gazeta da Zona Norte.

História do Bairro

Santana é um distrito da cidade de São Paulo. Compõe com os distritos de Tucuruvi e Mandaqui.

O distrito de "Paz de Santana" foi criado em 1898, tendo seus limites alterados ao longo dos anos, com a criação de novos subdistritos e dos atuais distritos (lei municipal de 1986) na Zona Norte da cidade. Entretanto, as origens da região de Santana são muito antigas, tanto que é reconhecido como aniversário do bairro a data de 26 de julho de 1782.

Santana é uma região que, apesar de ser o mais antigo núcleo populacional da Região Norte da cidade, permaneceu durante muito tempo isolada do restante da capital devido as barreiras naturais como o rio Tietê e a Serra da Cantareira. Esse isolamento conservou-se até o início do século XX quando, seguindo os passos de toda a cidade, Santana se desenvolveu rapidamente devido ao processo de industrialização e à riqueza gerada através ciclo do café em todo o Estado.

No início da década de 1940 o bairro ganhou uma nova ligação com o centro da cidade, com a construção da "Ponte das Bandeiras" que substituiu a antiga "Ponte Grande". O prefeito da época, Prestes Maia, considerava a obra como o portão de entrada da cidade.

Nos arredores da Ponte das Bandeiras instalaram-se diversas agremiações esportivas, destacando-se o Clube de Regatas Tietê e o Clube Esperia, este último fundado em 1899 e ainda existente. Esportes aquáticos como regatas de remo e natação eram regularmente praticados no rio Tietê, antes deste ter o trecho que cruza a capital completamente poluído, nas décadas seguintes.

Tempos depois o bairro de Santana completou sua integração com o resto da cidade intensificada pela construção da linha Norte-Sul do metrô, na década de 70. Com a chegada dos grandes empreendimentos, como o Shopping Center Norte, o bairro passou por um processo de desenvolvimento e infraestrutura, que o transformou em um dos principais pólos comerciais da cidade.

Os principais eventos culturais, feiras e congressos de São Paulo são realizados no bairro. O Pavilhão de Exposições do Anhembi, o Sambódromo paulistano, o EXPO Center Norte estão localizados em Santana.




FELIZ DIA DO TURISTA! * 13 DE JUNHO DE 2011

GRUPO Silvio Santos vende Baú da Felicidade R$ 83 milhões

Magazine Luiza compra Baú da Felicidade
O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira (13) acordo para a aquisição das lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Sílvio Santos, por R$ 83 milhões, segundo o UOL, citando Reuters.
A operação envolve 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de 3 milhões de clientes que serão adicionados à base de cartões da rede de varejo.
O valor da operação considera "que as lojas não terão nenhuma dívida ou caixa a serem pagos integralmente na data de fechamento da transação", prevista para 31 de julho, afirma o Magazine Luiza em comunicado.
"Esta aquisição vem ao encontro dos objetivos estratégicos da companhia, reforçando sua presença nos mercados em que já atua... As lojas do Baú estão localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza", afirma a varejista.
A companhia informou que algumas unidades do Baú podem ser fechadas, vendidas, transferidas ou integradas a outras do Magazine Luiza para evitar sobreposição em determinadas cidades.
Parte das unidades adquiridas, principalmente no Paraná, também deve ser convertida em lojas virtuais.
O Magazine Luiza espera integrar as lojas nos próximos seis meses, sendo que a aquisição ainda deverá ser aprovada em assembleia de acionistas.
A aquisição da Lojas do Baú pelo Magazine Luiza, anunciada nesta segunda-feira, 13, visa pontos de venda.
A marca do Grupo Silvio Santos não será mantida pela rede de Luiza Helena Trajano, que deve assumir o controle em 1° de agosto, segundo o Portal Exame.

Fonte –Site CCSP