PROGRAMA PAULISTA TOTAL

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DE SANTANA! 229 ANOS

COMISSÃO DE FESTEJOS INICIA PREPARAÇÃO
     Reunião coordenada pelo subprefeito Sergio Teixeira Alves

A comunidade de Santana inicia mobilização para comemorar o aniversário do bairro. No próximo dia 26/7, o principal bairro da Zona Norte completará 229 anos.


Com a coordenação da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, o evento deverá contemplar: corrida pelas ruas do bairro, shows com Capital Inicial e NX Zero, missa na Paróquia de Sant’Anna, possivelmente presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, espetáculo de dança, oficinas de hip hop, jantar comemorativo e comemoração cívica.

Estas realizações deverão ocorrer entre os dias 10 e 29/07/2011.

Entidades apoiadoras: ACSP-Distrital Norte, Clube Esperia, Sesc-Santana, OAB-Santana, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, PAMA, Parque da Juventude, Conseg-Água Fria, Clube Escola Jd. São Paulo, Associação Mirante Jd. São Paulo, jornais SPNorte, Tribuna Paulista e Gazeta da Zona Norte.

História do Bairro

Santana é um distrito da cidade de São Paulo. Compõe com os distritos de Tucuruvi e Mandaqui.

O distrito de "Paz de Santana" foi criado em 1898, tendo seus limites alterados ao longo dos anos, com a criação de novos subdistritos e dos atuais distritos (lei municipal de 1986) na Zona Norte da cidade. Entretanto, as origens da região de Santana são muito antigas, tanto que é reconhecido como aniversário do bairro a data de 26 de julho de 1782.

Santana é uma região que, apesar de ser o mais antigo núcleo populacional da Região Norte da cidade, permaneceu durante muito tempo isolada do restante da capital devido as barreiras naturais como o rio Tietê e a Serra da Cantareira. Esse isolamento conservou-se até o início do século XX quando, seguindo os passos de toda a cidade, Santana se desenvolveu rapidamente devido ao processo de industrialização e à riqueza gerada através ciclo do café em todo o Estado.

No início da década de 1940 o bairro ganhou uma nova ligação com o centro da cidade, com a construção da "Ponte das Bandeiras" que substituiu a antiga "Ponte Grande". O prefeito da época, Prestes Maia, considerava a obra como o portão de entrada da cidade.

Nos arredores da Ponte das Bandeiras instalaram-se diversas agremiações esportivas, destacando-se o Clube de Regatas Tietê e o Clube Esperia, este último fundado em 1899 e ainda existente. Esportes aquáticos como regatas de remo e natação eram regularmente praticados no rio Tietê, antes deste ter o trecho que cruza a capital completamente poluído, nas décadas seguintes.

Tempos depois o bairro de Santana completou sua integração com o resto da cidade intensificada pela construção da linha Norte-Sul do metrô, na década de 70. Com a chegada dos grandes empreendimentos, como o Shopping Center Norte, o bairro passou por um processo de desenvolvimento e infraestrutura, que o transformou em um dos principais pólos comerciais da cidade.

Os principais eventos culturais, feiras e congressos de São Paulo são realizados no bairro. O Pavilhão de Exposições do Anhembi, o Sambódromo paulistano, o EXPO Center Norte estão localizados em Santana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário