PROGRAMA PAULISTA TOTAL

sábado, 25 de dezembro de 2010

Biografia de JOÃO GUALBERTO DE ALMEIDA PIRES


João Gualberto de Almeida Pires - (O velho Pires)
1884 - 1961
Homem modesto, honrado, trabalhador e batalhador pelas causas de interesse coletivo.
Nasceu em Avaré neste Estado, a 12-7-1884, originário de tradicional família paulista e de verdadeiros republicanos que participaram ativamente da histórica 1ª Convenção Republicana de Itu; veio para São Paulo em 1925 e fixou residência neste nosso querido Tucuruvi, então integrante do Subdistrito de Cantareira com sede em Tremembé. Aos primeiros contatos com a região deparou com algo de errado ou injusto em relação ao imenso bairro, dado sua localiza;cão mais central, sua população e sua subordinação ao afastado e quase incógnito bairro de Tremembé daquela época, hoje recanto maravilhoso.
Assim, empreendeu e levou a cabo a transferência da sede e com ela veio a mudança de denominação para Subdistrito de Tucuruvi (Decreto nº 6.618, de 21 de agosto de 1923) não obstante os enormes tropeços em que teve pela frente, teve também a colaboração de alguns companheiros e felizmente essa empresa teve alta compreensão das autoridades.
A partir de então o progresso passou a adentrar o bairro e com esse evento não tardou como era de se esperar a surgir o interesse político e com isso o aparecimento dos partidos: o Democrático (PD) depois Constitucionalista, do qual o velho Pires era militante e também o tradicional Partido Republicano Paulista (PRP). Com essas agremiações políticas aumentou o surto de melhoramentos e em quase todos não faltou a colaboração do velho Pires, sendo que alguns de sua exclusiva iniciativa e para os quais jamais avocou a paternidade dado seu desprendimento por vaidade pessoal, tendo como lema o progresso do bairro e o bem estar do povo. Assim participou da vida política do bairro e em cujas reuniões chegou a agitar os debates em defesa de reivindicações coletivas e contra, as de caráter individual, bem como na defesa de lisura dos pleitos eleitorais.
No crepúsculo de suas atividades em prol dos melhoramentos do bairro, deixou marcada indelével sua presença em tudo que possui hoje o subdistrito, partindo-se de sua transferência que vem recebendo tratamento mais humano por parte das autoridades que se sucedem até os nossos dias.
João Gualberto de Almeida Pires faleceu em 1961 no vizinho bairro de Vila Galvão onde residia, ocasião em que seus inúmeros amigos e admiradores de Tucuruvi lhe foram render seu preito de gratidão, prestando também consagradora homenagem ao acompanharem-no à sua derradeira morada.
Militou também, por algum tempo, na imprensa deste bairro. Era primo do escritor Cornélio Pires (falecido) e do Prof. Herculano Pires, nosso grande amigo e progenitor de Abel Pires, nosso companheiro de trabalho. Como homenagem seu nome foi dado a um logradouro público no bairro Jardim Tremembé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário