PROGRAMA PAULISTA TOTAL

sábado, 25 de dezembro de 2010

Biografia de Abel Corrêa Almeida Pires (1914-1976)


ABEL CORRÊA ALMEIDA PIRES - (1914 – 1976)
Nascido em Avaré (São Paulo), em 18/10/1914. filho do despachante João Gualberto de Almeida Pires de D. Francisca Corrêa Arruda Pires, foi o quinto de onze irmãos. Membro de tradicional família paulista foi bisneto (paterno e materno) de Francisco Xavier de Almeida Pires, verdadeiro republicano que participou ativamente da histórica 1ª Convenção Republicana de Itu em 1876. Residiu em Avaré até a idade de 10 anos, quando veio juntamente com a família para a Capital, fixando resi­dência no bairro Tucuruvi (Zona Norte), onde cursou o primário no Grupo Escolar de Tucuruvi.
Aos 13 anos começou a trabalhar na Estrada de Ferro Sorocabana aos 09/07/1928, permanecendo ­nessa companhia até 1958 quando de sua aposentadoria aos 43 anos de idade.
Casou-se com a Sra. Olga Inojosa Pires em 28/10/1939, convivendo com a mesma até 1940, quando se tornou viúvo.
Casado pela segunda vez com a Senhora Marina Si1veira Almeida Pires em 14/11/1942, com quem teve ­os filhos Valter Roberto, Wanda, Ruy, Edson, Maria Aparecida e Jânio Pires.

Dentre suas inúmeras atividades destacaram-se:

1) Participação efusiva como secretário no comitê central do Estado de São Paulo à candidatura de Jânio Quadros à presidência da República,com atuações como membro da direção nacional do Movimento Popular Jânio Quadros, secretário ­da (Junta Arregimentadora de Núcleos Intelectuais e Operários – J.A.N.I.O.), e membro da Cruzada Cívica Jânio Quadros.
2) Atuação na imprensa local como Diretor Gerente do Jornal "O Distrito", e secretário do Jornal "Noticias da Zona Norte".
3) Foi secretário e coordenador do escritório político do vereador David Roysen, onde prestou relevantes serviços em defesa dos interesses da comunidade.
Pelos inúmeros serviços prestados ao Grupo Escolar "Silva Jardim" de Tucuruvi, foi agraciado com o diploma de Benemérito pela Caixa Escolar do re­ferido estabelecimento no ano de 1965.
Tendo cumprido mui dignamente a missão de esposo e pai; veio a falecer em 13/01/76 no bairro Tucuruvi onde residia e como homenagem teve um logradouro no Tremembé denominado Rua Abel Corrêa Almeida Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário